Use as contas expressas para manter o controle dos pagamentos e compras que você faz. Para efetuar um pagamento ou entrar uma transação de compra, clique no menu Transações e selecione transação de pagamento, ou clique na guia compras e clique no link de outros pagamentos na barra do Explorer. Isso traz a caixa de diálogo pagamentos e compras.

Inserindo uma transação

Insira os detalhes da transação, incluindo quem é o pagamento, o valor, um memorando de diário (opcional) e a conta em que o pagamento deve ser alocado. Se suas contas não estiverem equilibrando, você não poderá finalizar a transação em contas expressas até que elas o façam; a barra de status abaixo da lista de contas na parte inferior irá notificá-lo se as contas estão fora de equilíbrio.
-Para obter mais informações sobre os detalhes da caixa de diálogo pagamentos e compras, consulte o tópico pagamentos e compras na seção referências de tela deste manual.
-Para obter mais informações sobre como configurar a numeração de pagamentos, consulte a seção Opções ~ contabilidade deste manual.

Você pode registrar o pagamento como um pagamento em dinheiro, ou como um pagamento de cheque. Para especificar, clique no triângulo ao lado do botão gravar na parte inferior da caixa de diálogo.

Criar e usar modelos de pagamento

Para pagamentos que você faz rotineiramente, você pode usar contas expressas para configurar um modelo para economizar tempo.

Insira uma transação de pagamento conforme descrito acima, mas antes de gravar a transação, clique no botão salvar como modelo no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo. Insira um nome para o modelo e clique em OK. O modelo estará disponível para uso na próxima vez que você inserir um pagamento ou compra.

Para usar um modelo, abra a caixa de diálogo pagamentos e transações conforme descrito acima e clique no botão usar modelo no canto inferior esquerdo da caixa de diálogo. Selecione o modelo que você precisa usar na lista e clique em Load. O modelo de pagamento será carregado na caixa de diálogo pagamentos e compras. Verifique se os detalhes são como você espera que eles, em seguida, clique em registro para aplicar o pagamento.

Consulte também estes tópicos na seção referências de tela:

Entradas manuais do diário

Os pagamentos e compras gerais não devem ser feitos como uma entrada de diário manual, mas há casos em que talvez seja necessário ter em conta as alterações em suas contas usando esse método. Fale com seu contador se não tiver certeza de quando inserir entradas de diário manualmente.

Para inserir um pagamento ou uma compra manualmente no diário, comece abrindo o diário clicando no menu transação e selecione entrada de diário manual para puxar a caixa de diálogo entrada de diário. Esta caixa de diálogo também pode ser encontrada no diário clicando no botão Adicionar na barra de ferramentas.

Selecione em qual diário a entrada deve ser aplicada e faça um memorando de diário (opcional). Na área alocação de contas, selecione uma conta para debitar dinheiro e contas para creditar dinheiro. Quando as contas estiverem equilibradas, clique em gravar para salvar a entrada do diário.

Ver e editar pagamentos

Todas as entradas de pagamento e compra podem ser visualizadas no diário. Para abrir o diário, clique no ícone de diário na barra de ferramentas de qualquer guia ou pressione Ctrl+V. Quando a janela exibir diário for aberta, você verá uma lista de todas as entradas de diário, seja pagamento, recibos, vendas ou compras, por padrão. Para exibir todos os pagamentos, selecione a guia pagamentos. Para editar um pagamento, clique para selecionar uma entrada de pagamento e, em seguida, clique no botão Editar na barra de ferramentas para abrir a caixa de diálogo entrada de diário. Você pode editar o valor e quais contas o pagamento foi alocado para ou de. Clique em gravar para salvar as alterações.